sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VINHOS DA ESPANHA

Apresento abaixo uma pequena mostra dos Vinhos tintos da Espanha.São excelentes vinhos; a Espanha é o País com a maior extensão vinícola do mundo, com 53 Denominações de Origem controlada (DOC ). Apesar disso está na 3ª Posição em termos Quantitativos, por detrás da França e Itália, respectivamente.Essa evidente baixa Produtividades de seus pedregosos e poucos Férteis terrenos, é compensada com sobras, pela excelente Qualidade de seus Vinhos.Infelizmente ( na minha Opinião ) no Brasil, são mais conhecidos os Produtos procedentes da França e da Itália, talvez seja resultado de uma percepção subjetiva para nós Brasileiros de que a França e Itália são países mais importantes.A Espanha ( antes da crise ) tinha Ultrapassado o PIB da Itália e a previsão era superar o da França.

Só como um parêntesis, quando viajei a Paris, em fevereiro desse ano pude observar nas prateleiras dos mercados Parisienses, a presença de vinhos Espanhóis.
Algumas das principais variedades de Uva autóctones são: Tempranillo ( a Uva símbolo da Espanha ), Garnacha,Graciano Etc.
Interessante notar, principalmente para nós Brasileiros que temos pouca tradição Enológica, que a vitivinicultura aqui na Espanha é uma industria muito importante, com as Empresas vinícolas sendo até cotadas em Bolsa. Algumas dessas empresas são: Bodegas Riojanas e Barón de Ley.Os Europeus quando fazem a compra mensal no supermercado, levam várias garrafas de vinho, da mesma maneira que levamos garrafas de refrigerantes aí no Brasil.

CLASSICAÇÃO

Os Vinhos Tintos Espanhóis em função do Tempo de Envelhecimento são classificados em:

JOVEN: SE CONSOMEM A PARTIR DOS 6 MESES, DEPOIS DA COLHEITA E NÃO REPOUSARAM EM TONEL DE MADEIRA.

CRIANZA: O TEMPO MÍNIMO ESTABELECIDO PARA ELABORAR UM CRIANZA É DE 2 ANOS E AO MENOS 6 MESES EM TONEL. O RESTO DO TEMPO ENVELHECEM EM GARRAFA.

RESERVA: REPOUSARAM UM MÍNIMO DE 3 ANOS, SENDO 1 DELES EM TONEL.

GRAN RESERVA: DEVERAM PERMANECER AO MENOS 4 ANOS EM REPOUSO, DOS QUAIS 18 MESES EM TONEL E O RESTO NA GARRAFA, TRADICIONALMENTE SÃO VINHOS DE GUARDA.




EXEMPLIFICO ABAIXO COM DADOS COMERCIAIS E TÉCNICOS UMA DAS MAIS CONHECIDAS VINÍCOLAS DA ESPANHA A EMPRESA : BODEGAS RIOJANAS

TÍTULO DO VINHO :VIÑA ALBINA 95

RESERVA:

80% tempranillo

12% de álcool

Produzido pelas Bodegas Riojanas : Cenicero(Rioja). 1890. www.bodegasriojanas.com. 20000 baricas.

Enólogo da Bodegas R.: Felipe Nalda Frias. Exporta para Dinamarca, Suécia, Suíça, Japão, Alemanha.

Bodega centenária, tradição de grandes vinhos, tipo Riojas Clássicos, Reservas e Gran Reservas. Seus dois mais destacados: Viña Albina e Monte Real. Inaugurou recentemente Bodegas em Mendoza. , 15% Mazuelo, 5% Graciano. 24 meses em barricas e 6 em garrafas.

Cor Rubi telha, Aromas de couro, torradas e frutas secas. Leve, boa acidez, a permanência e o final ricos em madeiras e torradas .


País: Espanha; Região: Huesca; Preço: R$ 59,00; Uva: Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e outras; Tipo: Tinto.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário